728x90 AdSpace

Últimas
sexta-feira, 12 de maio de 2017

ENTENDA O QUE É UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NASCENTE DO RIO CANINDÉ ACAUA PI


O que são Unidades de Conservação?

São terras e seus recursos ambientais, incluindo água, vegetação, animais, com características naturais importantes legalmente delimitadas e instituídas pelo poder público, em que o objetivo e assegurar a manutenção dos ecosistemas inseridos nos seus limites.

A criação dessas Unidades de Conservação é de fundamental importância para a preservação dos ecosistema, proporcionando pesquisas científicas, manejo e educação ambiental que enfatiza a busca pela conservação do meio ambiente, promovendo o desenvolvimento sustentável, além da recuperação de ecosistema degradados.

Categorias de Unidade de Conservação

A Lei Federal n 9.985/2000 divide as Unidades de Conservação em dois grupos, sendo eles: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável:

Proteção Integral

Objetivo: Preservar a natureza mantendo as condições primitivas do local, sem qualquer alteração feita pelo homem.

Parque Nacional
Reserva Biológica
Estação Ecológica
Monumento Natural
Refúgio de vida Silvestre.

Uso Sustentável

Objetivo: Conservar a natureza, e utilizar parte dos seus recursos de forma sustentável, para manter o equilíbrio da natureza.

Área de Proteção Ambiental
Reserva Extrativista
Floresta Nacional
Reserva Particular de Património Natural
Área de Revelante Interesse Ecológico
Reserva de Fauna
Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

Proposta:

A Unidade de Conservação proposta para as nascentes do Rio Canindé e Uso Sustentável na categoria Área de Proteção Ambiental (APA)

É uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Os objetivos são proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais ( Art. 15 da Lei n 9.985/2000).

Atividades Desenvolvidas

Criação de Animais
Agricultura
Extrativismo de não madeireiros
Extratação de madeira
Turismo
Visitação
Pesquisa

Objetivos:

Proteger as nascentes e os cursos de água que drena e forma o Rio Canindé.

Contribuir para a conservação da biodversidade floristica e faunistica encontrada na Região.

Preservar relevantes atributos paisagísticos.

Contribuir para o aumento do mosaico e Unidades de Conservação na região, e integrar e corredor ecológico existente entre estas UCs.

Como criar uma Unidade de Conservação (UC)?

Para criação de uma Unidade de Conservação é necessário uma series de passos, citados abaixo:

Reivindicação ou demanda pela Sociedade civil ou Poder Público para proteger uma área e torná-la UC.

Realização de estudo técnicos da área. Com base de estudos é definida categoria de UC mais adequadas para a área. No estudo São levantadas as características da fauna e de flora local, do meio socioeconômico, situação fundiária a elaboração de mapas definindo a área e os municípios.

Encaminhar a proposta para criação da UC ao órgão ambiental para que o mesmo emita os pareceres técnicos e jurisdicos.

Realizar consulta pública, com o objetivo de informar e consultar a população local, e do entorno, para que todos possa saber e opinar sobre a criação da UC. Está etapa a população tem papel fundamental.

Nesta etapa o órgão ambiental responsável pela proposta envia as seguintes documentação ao chefe do Poder Execultivo ou seu representante: Diagnóstico técnico a Ata de Consulta Pública.

Criação da Unidade de Conservação por lei ou decreto do Poder Execultivo.

Qual a Importância das Unidades de Conservação ( UC)?

As UCs em  áreas florestais protegem e mantém os aquíferos e nascentes que alimentam a massa d'gua dos rios utilizados  na irrigação de culturas agrícolas, dessedentacao de animais de criação abastecimento das cidades.

Beleza cênica das paisagens naturais como florestas, rios, Lagos, cavernas, cachoeiras, entre outros, viabilizando as atividades ecoturismo e visitação com objetivo educacional e/ou recreativo.

As Unidades de Conservação como qualquer área com cobertura vegetal presente,diminui a poluição do ar e tornam o clima mais ameno.

Fertilidade dos solos e esrabilidade das encostas.

Principais Ameaças na Área das nascentes

Os desmatamento na faixa marginal dos cursos de água, com consequente exposição do solo e formação de voçorocas, que aliada as características físicas do solo, dificultam a regeneração natural da vegetação.

O cultivo de algodão que ocorreu ha anos atrás, desmatou extensas áreas, cujos impactos ambientais perduram até hoje.

SEMAR (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí) 

www.valedocaninde.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: ENTENDA O QUE É UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NASCENTE DO RIO CANINDÉ ACAUA PI Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa