728x90 AdSpace

Últimas
quinta-feira, 25 de maio de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE ACAUÃ PI REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PMSB)


Neste dia 23 de maio de 2017 foi realizada a primeira conferência Municipal de saneamento Básico de Acauã PI.  

Saneamento Básico  “Um direito de Todos”, realizada no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Acauã. 

Após o credenciamento, às 09h20 houve a abertura oficial do evento pelo  cerimonialista Cleodon  Albuquerque,  convidou as Autoridades presentes para a composição da mesa que foi composta pelo Prefeito Municipal Reginaldo Rodrigues, o Vice-prefeito Gabriel Junior, a Secretária da Assistência Social Luzinete Rodrigues, o Vereador Francisco Rodrigues, o Vereador Francinalto de Sousa, o Vereador Lomanto Costa, a Vereadora Francisca de Macedo, a Vereadora Ana Rodrigues, o Sr. Arli Barros, diretor presidente da FUNPAPI e o engenheiro Douglas Alves e o Sr Elísio Félix representante do NICT da FUNASA.  Após a composição da mesa. 
O Sr. Prefeito Municipal falou sobre a importância da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, na seqüência o Sr. Arli Barros fez uso da palavra abordando a importância dos municípios possuírem o Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB. O Sr. Elísio Félix representante da Funasa falou sobre a relevância do saneamento básico para a comunidade e sobre o papel de cada indivíduo na contribuição do mesmo.
A mesa foi desfeita após as falas e foi feito a apresentação dos Comitês de Coordenação e de Execução e dos Delegados. Os 14(quatorze) delegados eleitos para a Conferência estavam identificados por meio dos crachás.

Em seguida foi feita a leitura do regimento interno da 1ª conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico pelo Sr. Jonas Rodrigues membro do comitê de Executivo, seguida da votação do regimento interno da conferência, e aprovação sem ressalvas.


Foi dado seqüência aos trabalhos, após a aprovação do Regimento, com o representante da Consultoria o Engenheiro Alberto Cavalcante, que iniciou a apresentação de um vídeo com registros fotográficos e indicadores do diagnóstico do Saneamento Básico da cidade de Acauã.

Iniciando na seqüência a apresentação do resumo do PMSB, com uma retrospectiva das etapas envolvidas na elaboração do PMSB. Em dado momento da apresentação, o arquiteto Marcello Dante, relatou sobre as reuniões de mobilização social nas localidades de Acauã, das coletas de dados e contribuição da população na elaboração do PMSB, depois o engenheiro Alberto Cavalcante fez a citação dos nomes de todas as localidades envolvidas na elaboração do PMSB, às 10h30 houve uma pausa para o lanche.

os trabalhos foram reiniciados às 10:50, com a continuidade da apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico.

 Foi feita uma exposição dialogada com os resumos das metas, programas (estruturantes, normativos e setoriais) e as metas e ações previstas para o PMSB para os eixos de abastecimento de água; de esgotamento sanitário; de resíduos sólidos e drenagem urbana. 

Dentre as propostas do PMSB, tem-se a estruturação de uma nova Secretaria que reúna todos os eixos dos serviços de saneamento básico, assim como de uma Agência Reguladora, e a reestruturação administrativa, técnica, legislativa e financeira do Setor de Saneamento, configurando a política municipal de saneamento da cidade de Acauã. 

O Sr. Jonas Rodrigues solicitou a revisão dos quantitativos destinados à implantação de mais cisternas nos aglomerados de Baraunas, Alta vista e Lua Nova. O Sr. Elisio Félix representante da Funasa solicitou uma revisão do custo previsto para o gerador elétrico na zona rural. 

Na sequência foram apresentadosos técnicos responsáveis pela alimentação do sistema de informação, e orientado, a todos os presentes, como acessar e navegar pelo Sistema de Informação do PMSB.O sistema de informação encontra-se no site da prefeitura para acesso da população, contendo todas as informações sobre a gestão dos serviços de saneamento, metas e indicadores do PMSB, legislação específica e para registros de sugestões e críticas da comunidade.Ás 13hpausa para o almoço, em seguida foi retornado aos trabalhos com a leitura da ATA e votação.

Não havendo mais nenhuma intervenção da plenária, e tendo sido dados todos os esclarecimentos, os delegados foram consultados sobre a aprovação do PMSB, considerando todas as alterações sugeridas, o que implicará em revisão de todos os produtos do PMSB, Todos os delegados foram unânimes na aprovação do PMSB. 

Foi feita a leitura da Ata para a plenária, e em seguida todos os presentes assinaram a Ata e os trabalhos foram encerrados às 14h30. 






















Fotos Genivaldo Sousa
www.valedocaninde.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: PREFEITURA MUNICIPAL DE ACAUÃ PI REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PMSB) Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa