728x90 AdSpace

Últimas
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO DO NASF - NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA DE ACAUÃ PI

A Secretária Municipal de Saúde de Acauã do Piauí reuniu todos os agentes de saúde da cidade na Unidade básica de saúde da sede neste dia 17 de janeiro de 2018 para tratar do atendimento ao público em diversas situações da população de nossa cidade para os agentes orientar e informar as famílias nas diversas doenças para ser tratadas com os respectivos profissionais na área : 
O que é fonoaudiólogo?
É a ciência que estuda a comunicação humana, assim como na prevenção dessas alterações.    
Quem é o fonoaudiólogo?
Segundo a Lei 6.965, de 09 de dezembro de 1981, o fonoaudiólogo é o profissional com graduação plena em fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e motricidade orofacial, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e de voz.    
Em que situações  o fonoaudiólogo deve ser solicitado pelas ESF?
Nas queixas que envolvem:
Dificuldade na aprendizagem;
Distúrbios articulatórios;
Orientações e acompanhamento em aleitamento materno;
Atraso no desenvolvimento da linguagem;
Usuários acamados com neuropatias;
Deficiência auditiva;
Paralisia facial;
Paralisia celebral;
Respirador oral;
Alteração  vocal (disfonia vocal);
Gagueira;
Fissura palatina; quando você notar algumas desses problemas procurar alguém da área de saúde para informar e começar a fazer o tratamento.
Quais as contribuições da Fonoaudiologia:


1- Visita Domiciliar: orientações e avaliações na população de acamados, restritos e usuários com dinâmica familiar complicada.

2- Reunião de Equipe: discussão de caso e elaboração do Projeto Terapêutico Singular; 
Matriciamento, Capacitação das ESF, discussão sobre grupos temáticos das equipes.

3-  Atendimento:


Compartilhado ou Interconsulta: matriciamento à equipe técnica auxiliando na condulta médica durante consulta.
Individual: acolhimento do usuário para identificar melhor conduta fonoaudiológica, com intuito de definir conduta final com ESF, além de orientações específicas.

4-   Estudo de caso: matriciamento e elaboração do Projeto Terapêutico Singular.

5 - Ações Intersetoriais: aumentar Rede de Apoio através de contatos com Escolas, Instituições, Ongs, e parcerias com instituições Estaduais e Municipais.

6 - Grupos Temáticos: participação com palestras e grupos de discussões sobre temas específicos de prevenção e promoção na Fonoaudiologia. Grupos de principais atuações: Puericultura, Gestantes, Idoso, Mulheres, Homens, e Crianças.

7 - Grupos  Específicos: tais grupos só serão construídos de acordo com a demanda reprimida nas UBS e falta de Rede de Apoio. Possíveis grupos construídos: Linguagem e fala, Leitura e Escritas, Respirador Oral/M.O.


Qual é o objetivo da atenção Fonoaudiológica no NASF e a partir do NASF?

Os principais objetivos são de Prevenção e Promoção de Saúde, especificando os temas trabalhados e abordados na Fonoaudiologia.
A partir do NASF, o objetivo principal é o Matriciamento nas ESF, através de: discussões de casos, interconsultas, participação nos grupos e Educação continuada.        

Fga: Cristiane Coelho Ramos

Realização Prefeitura Municipal de Acauã PI, Administração Prefeito Reginaldo Raimundo Rodrigues o Molão trabalhando com o povo e para o povo, cuidando da saúde de nossa gente de Acauã PI.        
























Fotos Genivaldo Sousa
Digitação do Texto Genivaldo Sousa
realização www.valedocaninde.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: ATUAÇÃO DO FONOAUDIÓLOGO DO NASF - NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA DE ACAUÃ PI Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa