728x90 AdSpace

Últimas
sexta-feira, 17 de agosto de 2018

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ACAUÃ PI, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, REALIZOU UMA PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS E ESTIMULO DE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL PARA OS IDOSOS NA ACADEMIA DE SAÚDE DA SEDE.

Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Acauã PI, realizou nesta quinta-feira, dia (16/08), Palestra sobre os cuidados e a importância da atividade e estimulo de hábitos de vida saudável na academia de Saúde. 
Pessoas idosas também são beneficiadas pelas Academias da Saúde. Retorno com as atividades, Foi oferecido Verificação da  Pressão arterial, com Iselina; Entrega de caderneta de Saúde da pessoa idososa-Saryse;
Cuidar da saúde de forma integral é um hábito que todos devem ter desde a infância. Assim, será possível ter um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Uma das atitudes que pode ajudar a envelhecer com saúde é a prática de atividades físicas. Os parâmetros atuais recomendam 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico. Pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta ou exercícios em uma academia. Para incentivar essa prática saudável, o Sistema Único de Saúde conta com o  Programa Academia da Saúde.
Ele engloba atividades para todas as faixar etárias e os idosos são grande parte do público que frequenta as Academias da Saúde de todo o país. Mas, como geralmente estão muito inseridos no cuidado, vários municípios desenvolvem atividades especiais para esta faixa etária. “Para o idoso a prevenção continua como eixo fundamental do cuidado, além de colaborar na manutenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão” explica Lilia Leal, Educadora Física dos programas Academia da Saúde e Saúde na Escola.
 “Atendemos a um público bem diversificado. Mas, os idosos tem uma participação especial em nossos aulões. Temos frequentadores que dizem que estavam sem fazer nada em casa e foram participar das atividades. Eles estão até, diante disso, participando de outras atividades, não só parte funcional, como a parte emotiva e nutricional que também está sendo trabalhada”, conta.
Antes de iniciar uma atividade física, é aconselhável que a pessoa idosa procure um profissional de saúde para que este prescreva o tipo de exercício físico adequado à sua idade, condições de saúde, hábitos de vida, limitações pessoais e objetivos. Além disso, o profissional vai poder orientar o idoso, esclarecer quaisquer dúvidas e apontar os recursos disponíveis na comunidade, como centros de convivência, polos de Academia da Saúde, espaços de lazer, entre outros, visando a melhoria da sua saúde e a manutenção da sua capacidade funcional. 
Às pessoas idosas que não são acostumadas a praticar atividades físicas, no geral, indica-se que comecem com atividades mais leves, considerando o grau de esforço que conseguem realizar, incorporando aos poucos atividades segundo seus interesses, necessidades e limitações.
Confira algumas vantagens da pratica regular de exercícios: • Aumenta a força muscular e melhora a aptidão aeróbica. • Estimula as faculdades físicas e intelectuais, reforça a independência e a autoconfiança. • Os idosos que se exercitam dormem melhor, são menos vulneráveis a doenças virais e possuem melhor qualidade de vida. • Manter-se ativo é um grande aliado para uma velhice autônoma.


























































Edição Genivaldo Sousa
www.valedocaninde.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A PREFEITURA MUNICIPAL DE ACAUÃ PI, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE SAÚDE, REALIZOU UMA PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS E ESTIMULO DE HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEL PARA OS IDOSOS NA ACADEMIA DE SAÚDE DA SEDE. Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa