728x90 AdSpace

Últimas
terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Previdência resiste ao Congresso?

Já era sabido que a proposta de reforma da Previdência inicial do governo não passaria ilesa pelo Congresso. Ficou claro que provavelmente será desfigurada, de acordo com uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto FSB, feita para o banco BTG Pactual.

Os pesquisadores ouviram 235 dos 513 deputados e 27 dos 81 senadores, respeitando a distribuição partidária e regional no Congresso. É uma amostra suficiente para avaliar a recepção de Câmara e Senado às ideias em circulação para as mudanças nas regras da Previdência.

No campo abstrato, congressistas de ambas as Casas apoiam a reforma previdenciária. São favoráveis, 82% dos deputados e 89% dos senadores. Mas esse dado se torna pouco relevante na hora em que mergulhamos nos detalhes das propostas do governo.

Os três eixos principais da minuta de reforma elaborada pelo governo que vazou dias atrás não contam com os três quintos de votos necessários à aprovação. Se as proporções detectadas na pesquisas se repetirem nas votações do Congresso, será impossível atingir o patamar mínimo de economia desejado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na casa do US$ 1 trilhão em dez anos.

Embora 93% do Senado e 69% da Câmara concordem com o estabelecimento de uma idade mínima nas novas regras de aposentadoria, apenas 11% dos senadores e 21% dos deputados são favoráveis à mesma idade para homens e mulheres.

A ideia de estabelecer uma idade única de 65 anos como condição da aposentadoria para todos, que consta da minuta inicial que vazou, é rejeitada por 61% dos deputados e 63% dos senadores. Será a primeira a naufragar durante a tramitação da reforma.

Mesmo a proposta do governo Michel Temer, que estabelecia um mínimo de 65 anos para homens e 62 para mulheres, seria rejeitada. Ela conta com apenas 37% de apoio na Câmara e 48% no Senado – aquém até mesmo da maioria simples, quanto mais dos dois quintos necessários à aprovação de uma emenda constitucional.


Edição Genivaldo Sousa
www.valedocaninde.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Previdência resiste ao Congresso? Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa