728x90 AdSpace

Últimas
segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Reduz a procura por atendimento médico entre as pessoas com sintomas conjugados da Covid-19 no Piauí


Em setembro, seis em cada dez pessoas do Piauí (60,6%) que relataram ter sintomas conjugados relacionados à síndrome gripal da Covid-19 não procuraram atendimento em estabelecimento de saúde. Em agosto, o percentual havia sido de 29,1%, o que indica um aumento de 108% daqueles com sintomas conjugados relacionados à Covid-19 que não procuraram atendimento. É o que aponta a PNAD COVID19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 A pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas. São considerados como sintomas conjugados da Covid-19 para a pesquisa: perda de cheiro ou de sabor; tosse, febre e dificuldade para respirar; febre, tosse e dor no peito.

Todavia, houve redução no percentual de pessoas que relataram ter tido sintomas conjugados da Covid19 em setembro. Em agosto, o indicador era de 0,7% da população piauiense, que caiu para 0,2% em setembro. Em números absolutos, significa que 22 mil pessoas haviam relatado a situação em agosto, passando a apenas 7 mil em setembro.

 Também reduziu a quantidade daqueles que relataram ter tido algum dos sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral. Era 4% da população piauiense em agosto, que caiu para 3% em setembro. Isso significa que, de 131 mil pessoas em agosto, o número passou a 98 mil em setembro.

Os 12 sintomas relacionados a síndromes gripais em geral são: febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular.

Das pessoas com sintomas isolados relacionados a síndromes gripais em geral, sete em cada dez (73,6%) não procuraram estabelecimento de saúde em setembro, percentual que permaneceu estatisticamente estável com relação ao que foi verificado em agosto. 

 Renda e nível de instrução influenciam na realização de testes para Covid-19 no Piauí

O Piauí é o segundo estado que mais aplicou testes para diagnosticar a Covid-19. Até setembro, o Piauí havia testado 17% da população, atrás apenas do Distrito Federal (22,2%). No entanto, a PNAD COVID19, do IBGE, mostra que a proporção de pessoas que se submeteram aos testes no Piauí é maior conforme aumentam a renda e o nível de instrução.

 Metade (50,8%) das pessoas que têm rendimento domiciliar per capita de 4 ou mais salários mínimos se submeteram ao teste, enquanto apenas 10,4% daqueles que têm rendimento domiciliar per capita de menos de meio salário mínimo foram testados. 

A proporção daqueles que se submeteram aos testes também é maior entre as pessoas com ensino superior completo no Piauí: cerca de 35,6% deles foram testados. Em contrapartida, das pessoas sem instrução ou com nível fundamental completo, apenas 10,3% se submeteram ao teste.

A proporção de pessoas que fizeram testes também foi maior entre aquelas de cor branca (18,1%) do que entre as de cor preta ou parda (16,6%). A pesquisa mostra ainda que a maioria das pessoas que fizeram teste para detectar a doença no Piauí são do sexo feminino (53,3%). 

Cerca de 15,2% dos idosos (pessoas com 60 anos ou mais de idade) residentes no estado foram testados até setembro. Até setembro, cerca de 3,3% da população piauiense havia testado positivo para a doença, conforme informado pela população ao IBGE.

Diminuem os percentuais de pessoas com medidas rígidas de isolamento no Piauí 

Em setembro, o Piauí teve queda nos percentuais de pessoas que afirmaram estar rigorosamente isoladas e daquelas que só saíram de casa por necessidades básicas. Em contrapartida, houve aumento na proporção de pessoas que informaram terem diminuído o contato, mas que continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas.

 Cerca de 31,1% da população piauiense estava rigorosamente isolada em julho, percentual que caiu para 28% em agosto e chegou ao menor patamar em setembro, com 24,6%. Já o percentual de pessoas que ficaram

em casa e só saíram por necessidades básicas era 46,5% em julho, passando a 43,7% em agosto e chegando a apenas 39,4% em setembro.

 Por outro lado, cresceu o percentual daqueles que reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa e/ou recebendo visitas: de 21,4% em julho, foi a 27,2% em agosto e alcançou 34,7% em setembro. Também aumentou o percentual de pessoas que afirmaram não adotar medida de restrição de contato, que era de 0,8% em julho, caiu para 0,7% em agosto, mas voltou a subir em setembro para o maior valor registrado pela pesquisa para o Piauí: 1,2%. 

Cresce o percentual de estudantes que tiveram atividades remotas no Piauí

O percentual de estudantes do Piauí que realizaram atividades remotas aumenta desde julho, quando era de 76,1%, tendo alcançado 81,6% dos estudantes em agosto e chegado a 85% em setembro. As proporções do Piauí sempre foram maiores que as do Brasil, onde 72% dos estudantes realizaram atividades em julho, cerca de 80,4% em agosto e 84,4% em setembro, de acordo com a PNAD COVID19. 

Cerca de 14,4% dos estudantes do Piauí afirmaram não ter tido atividades em setembro, percentual que foi superior em agosto (15,3%) e em julho (18,8%). Caiu também a proporção dos estudantes que não tiveram atividades porque estavam de férias: era 5,1% em julho, passando a 3,2% em agosto e chegando a 0,6% em setembro.

 No Brasil, a dinâmica foi semelhante: aqueles que não tiveram atividades eram 19,1% em julho, cerca de 16,6% em agosto e 14,5% em setembro. E os que estavam de férias eram 8,9% em julho, caindo para 3,1% e chegando a apenas 1,1% em setembro.

Cai 85% o número de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social

Em setembro, apenas 39 mil trabalhadores do Piauí permaneciam afastados de suas ocupações devido ao distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. O número demonstra uma queda de 85,4% na comparação com a quantidade de pessoas ocupadas que estavam afastadas de seus trabalhos em maio, no Piauí: na época, eram 268 mil. Em termos percentuais, cerca de 27,3% das pessoas ocupadas no estado estavam afastadas do trabalho por conta da pandemia em maio, valor que chegou a somente 4% em setembro. 

A queda no Piauí segue a tendência verificada em todo o Brasil. No país, havia 15 milhões de pessoas ocupadas afastadas de seus trabalhos por conta do distanciamento social em maio, número que reduziu para 3 milhões em setembro, uma queda de 80,9%. Percentualmente, cerca de 18,6% das pessoas ocupadas no Brasil estavam afastadas devido à pandemia em maio, alcançando somente 3,6% dos trabalhadores em setembro.

Ao todo, 64 mil pessoas ocupadas estavam afastadas de seus trabalhos em setembro, no Piauí. Deste total, 25 mil estavam afastadas por outros motivos como licenças e férias. No Brasil, cerca de 5 milhões de pessoas estavam afastadas em setembro, sendo que 2 milhões de trabalhadores tinham outros motivos como justificativa.


Edição  www.valedocaninde.com 

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Reduz a procura por atendimento médico entre as pessoas com sintomas conjugados da Covid-19 no Piauí Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa