728x90 AdSpace

Últimas
domingo, 30 de maio de 2021

DESCENDENTES DE VALÉRIO COELHO CRIAM ASSOCIAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DA SUA HISTÓRIA

        
Em setembro de 2013 foi realizado em Paulistana-PI, o “Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho”, alusivo ao seu tricentenário de nascimento, oportunidade em que o então Governador do Piauí, Wilson Martins, criou a Medalha Valério Coelho.  

A ideia desse evento nasceu com José Carmoberto Costa, que em 2011, fez contato com familiares e um blog de Paulistana-PI. À frente desse evento se juntaram ao Carmoberto: Manoelito Coelho, Cosme Cavalcanti (arquiteto em Petrolina), José Florêncio Filho, Marcos Damasceno (político e escritor), e Josinaldo Miguel de Sousa.

Em 2019 foi criado pelo professor picoense, Felipe Alves dos Reis, um Grupo no Whatsapp para tratar da genealogia de Valério Coelho. Aconteceu a aproximação entre pessoas do mundo inteiro e o crescimento dos dados geneológicos foi exponencial. 

Dessas pessoas, dentre outras, destacamos o Francisco Antônio de Alencar, natural de Pio IX-PI (Ex-secretário de Educação, e da Justiça e de Segurança do Piauí) que conseguiu junto ao Professor Mairton Celestino, da UFPI, imagens dos Livros dos Registros Religiosos de Oeiras e Jaicós-PI dos anos 1850 em diante.

De posse das imagens desses Livros, muitas descobertas foram feitas, principalmente pelo José Ernandes de Carvalho e a Ivonete Paixão (esta, também responsável pelo desenho da logomarca da ADVC).

No final de 2020, o José Carmoberto, teve a ideia de criar uma Associação, com o objetivo de melhor cuidar da preservação da história do português Valério Coelho e descendentes. Essa ideia se concretizou no dia 02-01-2021 com a criação da ADVC – Associação dos Descendentes de Valério Coelho, que tem como 1º presidente o Josinaldo Miguel de Sousa.

Informações sobre essa associação poderá ser encontrada no Facebook, na página https://www.facebook.com/groups/402484894423124, ou pesquisando por: Grupo Associação dos Descentes de Valério Coelho – ADVC, ou também entrando em contato com o Josinaldo pelo número 89 99406-7390. 

Importante ressaltar que quem fizer o Cadastro e pagar as mensalidades até o dia 31.05.2021 (2ª-feira), será considerado Sócio Fundador. 
Essa associação registrou um domínio, http://www.coelhorodrigues.ong.br/default.asp  que estará disponível a partir da próxima 3ª-feira, dia 1º de junho, com informações da Família Coelho.

Iniciará com informações de aproximadamente 11.000 pessoas já cadastradas, inclusive, os Sócios Fundadores (cadastrados na ADVC e com mensalidades pagas,  terão seus nomes divulgados na página inicial.
Esperamos a partir daí, receber mais informações e incluir muitos outros descendentes desse português, que é considerado o Patriarca do Sertão.
Por: ADVC – Associação dos Descendentes de Valério Coelho


Esperamos a partir daí, receber mais informações e incluir muitos outros descendentes desse português, que é considerado o Patriarca do Sertão.

Por: ADVC – Associação dos Descendentes de Valério Coelho

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: DESCENDENTES DE VALÉRIO COELHO CRIAM ASSOCIAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DA SUA HISTÓRIA Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa