728x90 AdSpace

Últimas
terça-feira, 18 de maio de 2021

TODOS OS DIAS TEM QUE SER 18 DE MAIO

 


Hoje é 18 de maio, uma terça feira, que sempre anualmente que ficou instituído como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


O  Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.


“Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. Então tem crianças sendo violentadas nesse momento, por parentes, vizinhos, conhecidos e etc, o que é uma lástima.


É o cúmulo da covardia, quando se violenta uma criança ou adolescente, em contrapartida sua inferior força física, psíquico e moral.


Existe o disque 100, onde todo e qualquer cidadão pode ligar e formular a denúncia, e não precisa se identificar. Após sua ligação as medidas cabíveis serão tomadas, direcionando tal ação aos Conselhos Tutelares e outros órgãos responsáveis.


Que não possamos se resumir apenas a esse dia, com celebrações em forma de palestras, cartazes, peças e apresentações, que é claro são muito importantes, no entanto, na prática pode não ser o bastante para quem está sendo abusado sequencialmente.


É pegar mesmo os contatos dos conselheiros da sua cidade, do Disque Direitos Humanos e Promotoria de Justiça, esta é a maior celebração que deve haver. 


Não cale, não se omita, pois caso contrário também se torna um cúmplice, uma ligação pode libertar uma criança e adolescente de um abusador.


Vamos além, ser perspicaz, ver um comportamento infantil, ver um comportamento suspeito, tudo isso pode ajudar muito. 


No entanto, a denúncia deve ser feita com responsabilidade, seriedade, o caso é muito sério, trata-se de menores em riscos, denuncie quando perceber realmente algo comprometedor, evitando muitas vezes constrangimento para aquela pessoa no seio familiar.


Não se trata de intrigas, desafetos ou algo do tipo, a causa aqui é bem mais complexa e maior, onde o alvo a ser punido é o criminoso e a vítima a criança e adolescente.


Fui conselheiro tutelar em São João da Serra, e sei, que não é fácil desempenhar a função, no entanto, o que não é fácil mesmo é estar sob a violência de uma criatura sem amor e respeito ao próximo.


O ser humano costuma muito pensar em si, por qualquer ação queremos reconhecimento. Ei! É preciso mais, vamos denunciar e ajudar, pois eles sim devem ser pensado nesse momento.


Seguindo essa linha, onde hoje celebra 18 de maio, digo, que todos os dias devem ser 18 de maio, todo dia é ia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Cosme Jales

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: TODOS OS DIAS TEM QUE SER 18 DE MAIO Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa