728x90 AdSpace

Últimas
sexta-feira, 7 de outubro de 2022

A saúde da cidade de Acauã PI aparece na 2º posição do Piauí nos indicadores do Previne Brasil


O Ministério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (07/10/2022), um novo relatório dos Indicadores de Desempenho dos municípios brasileiros no Programa Previne Brasil. Os dados, disponibilizados no Sistema de Relatório de Apoio do e-SUS, são referentes ao segundo quadrimestre de 2022.

O município de Acauã-PI voltou a se destacar quanto aos indicadores que avaliam o desempenho e a qualidade dos serviços de saúde que são oferecidos à população. O excelente desempenho, com a nota 9,98, foi muito comemorado pelas equipes e profissionais de saúde.


Levando-se em consideração o ranking estadual, que abrange os 224 municípios piauienses, Acauã aparece na 2º posição, atrás apenas do município de Santo Inácio do Piauí. Entre os indicadores da microrregião, a saúde acauãnense ocupa o 1º lugar. Já no ranking nacional, em meio aos 5.570 municípios brasileiros, Acauã ficou na 47ª colocação.


Nos últimos anos, temos melhorado nossos indicadores continuadamente, o que demonstra o empenho e trabalho de todas as equipes e profissionais em nosso município. Esse avanço nos diversos segmentos da saúde refletem diretamente na melhoria do atendimento e dos serviços prestados à população. Recebemos esses números com alegria e satisfação, parabéns a todos", destacou Joaquim Cícero, Secretário Municipal de Saúde.

O município de Acauã tem sido destaque nos últimos relatórios divulgados. O desempenho é fruto de um trabalho conjunto entre Secretaria, UBS, equipes e profissionais, além da gestão municipal. O Prefeito Paulo Sérgio, Vice-Prefeito Gustão e Ex-Prefeito Molão dão total suporte nesta importante área de atuação no município.


O Programa Previne Brasil leva em consideração sete indicadores: proporção de gestantes com seis consultas pré-natal, proporção de gestantes com exames para sífilis e HIV, proporção de gestantes com atendimentos odontológicos realizados, proporção de mulheres com coleta de citopatológico, cobertura vacinal contra diversas doenças, proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida e proporção de diabéticos com consulta e solicitação de hemoglobina glicada.

Criado em 2019, o programa pretende ampliar o acesso aos serviços primários, a porta de entrada do SUS, e aproximar a comunidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família. Isso significa que, quanto mais a população é acompanhada nas UBSs, melhores são as estatísticas de atendimento e o município receberá mais recursos para a melhoria dos serviços da rede.

Fonte Diário do Itaim

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: A saúde da cidade de Acauã PI aparece na 2º posição do Piauí nos indicadores do Previne Brasil Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa