728x90 AdSpace

Últimas
terça-feira, 18 de abril de 2023

4º BPM/PMPI - PICOS | COMANDO DO 4⁰ BPM DE PICOS PARTICIPA DE REUNIÕES PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DE PICOS

Na manhã desta segunda-feira (17.04.2023), o Comandante do 4⁰ BPM, Major PM Felipe, participou de duas reuniões para se definir as estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas de Picos, onde o foco foram as escolas das redes públicas do estado e do município.


No primeiro momento, às 08h30min, reuniram-se cerca de 50 diretores das unidades escolares das zonas urbana e rural de Picos, no auditório da Secretaria Municipal de Educação do Município (SEME). A reunião contou com as presenças da Secretária de Educação do Município, professora Noemia, do prefeito municipal Gil Paraibano e do Deputado Estadual Aldo Gil. O encontro teve duração de 1h30min e foi proveitoso para que Polícia Militar, Executivo Municipal e dirigentes escolares pactuassem a adoção de medidas para o incremento de soluções de segurança no ambiente escolar municipal.


Adiante, por volta das 11h00min, foi a vez de o Comandante do 4⁰ BPM reunir-se com os mestres representantes da rede estadual de ensino de Picos e microrregião (9ª G.R.E.). O encontro ocorreu no auditório do colégio PREMEN em Picos e contou com diretores das escolas estaduais ligadas à 9ª G.R.E., com a ilustre presença de mais de meia centena desses gestores de ensino.


Além da presença dos diretores e coordenadores da rede estadual, a mesa de honra foi composta também pelo Delegado Regional de Picos, José Eulálio Neto, bem como por representante da OAB, do Conselho Tutelar e da área psicopedagógica, para os quais também foi oportunizada a fala.

Com a realização das duas reuniões nesta segunda-feira, fecha-se o ciclo de primeiro contato com os diretores das escolas dos setores privado e público municipal e estadual, que teve início com a reunião realizada no 4⁰ BPM na última sexta-feira (14/04).


Com todo registro dos encontros firmados em respectivas atas, buscou-se construir conjuntamente soluções para viabizar a prevenção e o combate à violência nas escolas de todos os setores, e, dentre as medidas destacam-se:


A criação dos grupos REDE DE PROTEÇÃO ESCOLAR, com representantes das polícias militar e civil, a fim de possibilitar o rápido acesso às autoridades de segurança pública assim como de coibir a fake news com a averiguação de situações suspeitas disseminadas nas redes sociais locais;

- O compromisso de intensificação de rondas, abordagens e visitas nas áreas escolares;

- A adoção de medidas administrativas escolares para a implementação de métodos de triagem;

- O reforço da segurança interna de algumas escolas; e

- A promoção de outras reuniões de avaliação de desempenho e orientação para os profissionais auxiliares das escolas, como vigilantes e serviços gerais.


"Obviamente que estas medidas pactuadas e construídas após amplo debate não são estáticas e absolutas. É necessário adaptá-las caso a caso para tirar-se o devido proveito, que é proporcionar o retorno do alunado ao seio escolar. Cada grupo de profissionais engajados nas discussões saiu dessas reuniões cientes de seus papéis, como atores nessa nova e instigante missão", finalizou o Major Felipe.

  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: 4º BPM/PMPI - PICOS | COMANDO DO 4⁰ BPM DE PICOS PARTICIPA DE REUNIÕES PARA DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DE PICOS Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa