728x90 AdSpace

Últimas
domingo, 26 de fevereiro de 2017

VEJA A HISTÓRIA DA ENORME CASA GRANDE DA FAZENDA CURRAL NOVO EM ACAUÃ PI

 Diziam os  nossos antepassados que curral novo vem de época remota. Em 1719, veio de São Paulo para o Piauí família Vieira de Carvalho, eles eram oriundos de casal paulista de origem Portuguesa. Os quais adquiriram com os latifundiários da Coroa portuguesa, ou seja, com Dias D’avila da casa da Torre, enormes extensões de terras que se espalhavam criando em poucos anos grandes fazendas. Segundo consta a família era de grande Poder aquisitivo.
 Somente após alguns anos, Valério Coelho Rodrigues mandou levantar um dos seus últimos currais, que mais tarde tornou–se fazenda. Em 1797, embora já existissem algumas casas na fazenda que se achava como proprietário, o seu neto João Damasceno Rodrigues, o qual construiu a enorme casa que era a sede da fazenda e residência. Ficando como herança para sua filha Merenciana Joaquina de Andrade c/c Cap. Francisco Raimundo Rodrigues que faleceu em 1873, aos cinquenta anos de Idade deixando a fazenda sob o domínio de Merenciana.  
 Ao chegarem no lugar onde foi fundada a fazenda  Curral Novo mandaram roçar e limpar uma grande área que seria a fazenda e Vila Paulista. A área a que refere-se foi abençoada pelo padre Aniceto, porém reconheceram que o lugar era de pouca água, desistiram e foram se estabelecer em Paulistana.

 Quando Merenciana faleceu deixou para o filho Enéas Rodrigues de Macedo que faleceu em 1937, ficando como proprietário Bartolomeu Rodrigues de Macedo, que faleceu em 1982. Os seus herdeiros resolveram realizar a demolição da referida casa em 1997 ao completar justamente 200 anos. Alguns moveis foram vendidos para museus, outros estão em poder dos herdeiros..  











Agradeço a Deus e as pessoas Professor Rogério Macedo, o professor Welligton dos Santos e ao Senhor Eudes, por ter me ajudado a ir no local e fazer essa grande materia que fala um pouco do passado de nossa Região pena que a casa foi destruída mais tem muitos vestigios ainda e coisa feita pelos os escravos lindo.  



Em 25/02/2017

Autor Genivaldo Sousa
Editor Genivaldo Sousa
Publicado por www.valedocaninde.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: VEJA A HISTÓRIA DA ENORME CASA GRANDE DA FAZENDA CURRAL NOVO EM ACAUÃ PI Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa