728x90 AdSpace

Últimas
sexta-feira, 22 de março de 2019

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ACAUÃ PI, REALIZOU UMA AÇÃO DE TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA DIMINUIR O CRESCIMENTO DA DOENÇA DOS RINS NO MUNICÍPIO DE ACAUÃ PI.

Com objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais, a Secretaria Municipal de saúde  realizou , por meio da Secretaria estadual do Piaui- SESAPI, em conjunto com médico nefrologista Dr. Fernando e o dr. Fabiano bioquímico, uma ação preventiva sobre os cuidados e a importância do diagnóstico precoce da doença. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 22 de março, das 9h às 12h, na Academia Municipal de Saúde de Acauã .
Estiveram presente prefeito municipal Reginaldo ( Molão), Assessor de saúde: Joaquim Cícero , a coordenadora de saúde:Leidjane Lima,  os profissionais da atenção básica do município médico, enfermeiros, Nutricionista e demais envolvidos nos cuidados com estes pacientes, representantes Irirs do sertão, Fernanda e Wellington, municípios convidados Paulistana, jacobina, Queimada Nova e blogueiro: Genivaldo fazendo cobertura do evento.
O prefeito( Molão) falou uma das suas preocupações o número de pessoas com doenças renais no seu município, e quer esclarecer qual e verdadeira causa no município , para que assim possa desenvolver atividades que diminua estes casos, agradece o apoio SESAPI.
Coordenação: falou que ontem foi dado ponta pé inicial, com o primeiro treinamento sobre doenças renais no município, que outras medidas estão sendo feitas para que possamos traçar o perfil dos pacientes de Acauã, que o trabalho árduo, mais a gestão está dando todo apoio para que tenha sucesso.
O Dia Mundial do Rim é comemorado sempre na segunda quinta-feira do mês de março Com tema “ Saúde do rins para todos”, A saúde do rim para todos, em qualquer lugar, propõe uma cobertura universal de saúde para prevenção e tratamento precoce da doença renal..
Estima-se que haja atualmente no mundo 850 MILHÕES DE PESSOAS com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.
A doença renal avançada é grave, irreversível e, portanto, necessita de medidas preventivas importantes. “A palestra alerta os profissionais de saúde  sobre a importância da adoção de hábitos simples e saudáveis (como ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis), como forma de prevenir as doenças renais, estimulando os cuidados com os rins, uma vez que a Doença Renal Crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida”.
Alerta e propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais.
– Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis (acesso à água potável, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo. Muitos tipos de doenças renais podem ser prevenidos, retardados e/ou controlados quando medidas apropriadas de prevenção estiverem em vigor.
– Fazer o rastreio (screening) de doenças renais e uma intervenção de cuidados de saúde primários incluindo o acesso a ferramentas de identificação (por exemplo, análises de sangue (como a dosagem da Creatinina) e exames de urina. O rastreamento de indivíduos de alto risco e o diagnóstico e tratamento precoces são eficazes em termos de custo para prevenir ou retardar doenças renais em estágio terminal.
Assessor, Joaquim agradeço a parceria entre o município e Sesapi, falou que este momento era importante para saúde da população e qualificação dos profissionais da Atenção Básica, desejou a todos um bom treinamento.



















Edição Genivaldo Sousa
www.valedocaninde.com
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ACAUÃ PI, REALIZOU UMA AÇÃO DE TREINAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA DIMINUIR O CRESCIMENTO DA DOENÇA DOS RINS NO MUNICÍPIO DE ACAUÃ PI. Rating: 5 Reviewed By: Genivaldo Sousa